Friday, December 3, 2010

Pressao, perseguicao politica, proibicao de acesso... ta falando de Cuba? nao, eh sobre os EUA

Amazon, depois de sofre pressao politica, deixou de oferecer servicos ao wikileaks, tirando o site do ar por algu tempo. O departamente de estado dos EUA bloquearam o acesso de seus funcionarios aos sites que contem os tais telegramas alem de estar alertando todos os funcionarios do governo para nao acessar estes sites nem de casa.[1]

Do outro lado do oceano, a interpol, baseia-se em uma acusacao feita na suecia para perseguir o camarada "responsavel pela publicacao". A acusacao eh de "crime sexuais". Me parece um pouco estranho que uma "policia internacional" esteja se mobilizando para perseguir um camarada acusado por crimes sexuais. Eu nao sou advogado e entendo menos ainda de leis internacionais, mas me parece estranho. Outro detalhe interessante eh que os processos estavam se desenrolando sem maiores problemas, tendo o acusado viajado por varios paises sem problemas. Ate que, poucos dias apos a liberacao dos telegramas estadunidenses, a interpol "resolveu" usar um tal "codigo vermelho" para a captura do acusado. Coincidencia?

De volta aos EUA, Mike Huckabee, um dos possiveis candidatos a presidencia, afirmou que o suspeito de ter liberado os arquivos ao wikileaks, Bradley Manning, "eh culpado de traicao" e que "qualquer coisa a baixo de execucao seria inaceitavel".Nao contente com esses depoimentos e sendo, como todo bom americano, um defensor da liberdade de imprensa, criticou o New Yor Times por estar publicando os documentos.[4]

Para mim tambem eh interessante o fato de que, mesmo sabendo dessa noticia sobre Mike Huckabee, eu tive uma certa dificuldade de encontrar sites mencionando o ocorrido. Me lembrei da facilidade que era para encontrar em todos os jornais e blogs, mencoes a uma blogeira cubana contrario ao regime atual da ilha. Em uma ocasiao que ela acusou o estado de ter sido "sequestrada", virou materia no mundo inteiro. Mas quando um presidenciavel do pais mais poderoso do mundo diz, antes mesmo de qualquer julgamento, que uma pessoa deveria ser executada e que um jornal "nao deveria ter publicado algo", isso nao vira noticia.

Se algo nesse estilo estevesse acontecendo em Cuba (e coisas assim de muito provavelmente acontecem por la), seria noticia no mundo inteiro. Diriam que eh assim que "a falta de democracia se manifesta". Mas, como estas coisas estao acontecendo nos EUA e na Europa, sao apenas exemplos de aplicacao de leis justas, e pouca atencao se da estes detalhes.


----------------------------------------------
[1] http://www.democracynow.org/2010/12/3/is_wikileaks_julian_assange_a_hero
[2] http://www.interpol.int/public/data/wanted/notices/data/2010/86/2010_52486.asp
[3] http://news.antiwar.com/2010/11/30/mike-huckabee-demands-bradley-mannings-execution/

1 comment:

  1. To get to Wikileaks, visit http://88.80.13.160 For the leaked cables, visit http://204.236.131.131 #SaveWikiLeaks

    ReplyDelete